Banco de Dados

Um servidor de Bancos de Dados na rede comp oferece suporte para estudos nas disciplinas relacionadas e também para experimentações feitas pelos alunos. Assim, todo aluno pode criar e manter tabelas no seu próprio banco de dados, criado mediante solicitação.

Atualmente, o banco de dados utilizado é o MySQL, mas em breve possuiremos acesso a outros como Oracle e PostgreSQL.

Criação

Para requerer uma conta no banco de dados MySQL, acesse suporte.dc.ufscar.br e abra um chamado em "Serviços de TI" -> "Hospedagem de Site e Apps".

Acesso via phpMyAdmin

Para simplificar o gerenciamento dos bancos de dados, o programa phpMyAdmin foi instalado, oferecendo uma interface web com funcionalidades para adminstração dos bancos e suas respectivas tabelas.

O acesso deve ser feito via http://myadmin.comp.ufscar.br

Através dela é possível:

  • Criar, remover e editar tabelas
  • Inserir, consultar e editar valores
  • Adminstração em geral, como carregamento de backups etc.

Existem centenas de outras possibilidades, visite o site do projeto e veja maiores informações.

Backup

Por requerer uma grande demanda de pessoas e espaço em disco, todo o backup da área destinada ao banco de dados do usuário será responsabilidade do próprio usuário, assim, convém que os alunos que possuem o acesso ao banco façam backup periódicos, pois o DC não se responsabilizará por fazer.

Para realizar backup use a opção Export na interface phpMyAdmin.

Senhas

A senha do banco de dados é independente de qualquer outra dos sistema (Linux/Windows), porém o cuidado na escolha dela também é necessário por motivos de segurança.

Para efetuar a troca de senha, acesse a página inicial do phpMyAdmin, onde, no bloco General Settings tem o link para a troca de senha.

Cotas

Cada banco de dados de usuário é atualmente limitado a 4MB.

Sabe-se que este tamanho a uma primeira vista é pequeno, porém com o uso verifica-se que este tamanho é suficiente para os projetos da graduação.

Caos especiais de aumento da cota podem ser estudados, para isto procure o professor responsável e converse a respeito.

 
Document Actions