Atenção a senha

Saiba como manter sua senha segura e como trocá-la.

Noções gerais

A troca de senhas periodicamente é fundamental para a manutenção de um acesso seguro e uma boa saúde de seus arquivos, já que uma senha descoberta pode chegar a pessoas inescrupulosas que podem fazer o que bem entenderem com os arquivos da área "invadida".

Não adianta porém, somente modificar a senha periodicamente, mas também se preocupar com a consistência e validade da mesma, ou seja, ao escolher uma senha, procure utilizar mais de 8 caracteres, intercalando letras, números e caracteres especiais como: ! @ # $ % & * ( ) | \ < , > . ~ ^? / `'{ [ ] } + = _ - .

Procure também não fazer substituições de letras por dígitos em palavras "conhecidas" para tentar torná-las fortes. Por exemplo, sua senha é "pindamonhangaba", ao tentar "ludibriar" colocando ela como p1nd@m0nhAng@8a apenas estará te fornecendo uma falsa sensação de segurança, já que senhas baseadas neste tipo de manipulação são facilmente descobertas.

Convém lembrar que se algo de errado for feito via sua conta (ou seja, seu login e senha foram descobertos), quem será penalizado será você!

Mais orientações e dicas de criação de senha você pode encontrar em: Como criar boas senhas.

Trocando sua senha

A troca de senha é feita através de interface web. Usando essa interface, as senhas serão sincronizadas, ou seja, a mesma senha poderá ser usada para acesso aos terminais Windows, e-mail, ssh e agora ao portal de acesso a internet (captive portal).

Acesse http://trocasenha.dc.ufscar.br para fazer a troca de sua senha.

Para acessar a interface de troca de senha não é preciso se autenticar no portal de acesso a internet. Basta se autenticar em um dos terminais nos LIGs.

Recuperando sua senha

Você pode recuperar sua senha a partir do seu e-mail alternativo cadastrado em sua conta.

Basta acessar o sistema de troca de senha e solicitar a redefinição da senha através do e-mail. Você precisará informar seu login e qual é o seu e-mail alternativo cadastrado.